U.S. Edition
Search
CNN.com Home Page -
CNN MULTICHOICE AFRICAN JOURNALIST AWARDS 2009
HOME
INTRODUCTION
COLLECTION POINTS
CATEGORIES
RULES OF ENTRY
PRIZES

FREE PRESS AFRICA NOMINATION FORM

ENGLISH ENTRY FORM
FRENCH ENTRY FORM
PORTUGUESE ENTRY FORM

PRESS RELEASES
1995 - 2008 Finalists and Winners


ANUNCIADOS OS FINALISTAS PARA O JORNALISTA AFRICANO 2006

CNN MULTICHOICE

Os finalistas da prestigiosa competição, Jornalista Africano 2006 CNN MultiChoice foram anunciados hoje por Joel Kibazo, Presidente do painel independente de Júri. A competição, que este ano realiza a sua décima primeira edição, acolheu um número recorde de concorrentes de 43 países em África. 

A parceria com a MultiChoice ajudou a expandir esta competição, de forma a garantir a sua natureza verdadeiramente pan-africana. A competição, que se realiza em associação com a South African Airways e em colaboração com a fundação Henry J. Kaiser Family para o jornalismo sobre o HIV/Sida, tem o patrocínio de várias proeminentes empresas Africanas e recebeu 1530 participações de países espalhados pelo continente, incluindo África Francófona e de Expressão Portuguesa.

Os finalistas, de nove diferentes nações, são os seguintes:

  • Josephine Akarue, NewsAfrica, Costa do Marfim
  • Marion Alina, WBS Television, Uganda
  • Lilian Aluanga, The Sunday Standard, Quénia
  • Musinguzi Bamuturaki,  New African, Uganda
  • Angus Begg,  Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Khopotso Bodibe and Anso Thom, Health-e News Service, África do Sul
  • Refinaldo Chilengue, Revista Mais, Moçambique
  • Victoria Cullinan, Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Tanya Farber, The Sunday Independent, África do Sul
  • Salwa Jaafari, 2M, Marrocos
  • Desmond Kwande, Daily Mirror, Zimbabué
  • Isaac Masingati, The Sunday Times, Malaui
  • Sandy McCowen, SABC, África do Sul
  • Dumisani Muleya, Zimbabué Independent, Zimbabué
  • Sammy Muraya, Metro FM,  Quénia
  • Shola Oshunkeye, TELL Magazine, Nigéria
  • Adeshina Oyetayo, TELL Magazine, Nigéria
  • Jacques Pauw, Special Assignment, SABC, África do Sul
  • Ramata Soré, L'Evénment, Burkina Faso
  • Darren Taylor, The EastAfrican,  Quénia
  • Joe Umbuor,  Daily Nation,  Quénia

.../segue

Os vencedores da competição, que celebra como dissemos o seu décimo primeiro aniversário, serão anunciados numa cerimónia de gala para entrega dos prémios, no Hotel Polana Serena de Maputo, em Moçambique, no sábado 15 de Julho.

Os apresentadores na noite de Gala serão Femi Oke, apresentadora e repórter do programa "Inside África" da CNN, e Jeff Koinange, correspondente em África para a CNN.  

Ao anunciar os finalistas, Joel Kibazo afirmou: "Estes prémios revestem-se de grande significado uma vez que dão destaque à imensidão de talento que temos no continente Africano.  O grande objectivo desta competição são boas "histórias, bons trabalhos de jornalismo Africano bem reportados, e nós estamos bastante satisfeitos com o que pudemos ver neste ano ."

O painel independente de júri, é presidido por Joel Kibazo, Director para Comunicações e Questões Públicas na Secretaria da Commonwealth (Comunidade das Nações), e inclui o Dr Doyinsola Abiola, Director Executivo do Grupo de Jornais Daily Times, Souleymane Diallo, Presidente do Fórum de Editores da África Ocidental, o correspondente da CNN em África Jeff Koinange, Arlindo Lopes, Secretário Geral designado da SABA - Southern African Broadcasting Association, Jacqui O'Sullivan, Chefe para Comunicações Corporativas e CSI na South African Airways e Anna Umbima jornalista e radialista. Filipe Correia de Sá, Produtor Sénior no World Service da BBC, foi incluído no grupo a fim de assistir no julgamento de trabalhos da categoria de língua Portuguesa.   

A competição realiza-se em parceria com a MultiChoice, em associação com a South African Airways e em colaboração com a fundação Henry J. Kaiser Family para reportagem sobre  HIV/Sida.  Outros prestigiosos patrocinadores incluem o Banco Africano para o Desenvolvimento, a Celtel (Operadora de Telemóveis), IPP Media, Johnnic Communications, Merck, Sharp & Dohme (MSD), Safebond Africa Limited (SAL), o Hotel Polana Serena de Moçambique, Global Media Alliance e Camerapix.   Como novo patrocinador este ano,  o grupo Coca Cola África.

Jacqui O'Sullivan, Chefe de Comunicações Corporativas e CSI na SAA afirmou: "O patrocinio do CNN MultiChoice African Journalist Award pela South African Airways (SAA) pelo nono ano consequtivo reforça o nosso apoio a iniciativas que encorajam o jornalismo no continente.

"A SAA é a companhia aérea dominante em África e mantemos o nosso empenho de trazer o mundo até África e de levar África ao mundo. Damos destaque a tudo o que o continente tem para oferecer, incluindo a excelência em jornalismo."

Sobre o Prémio:

O Jornalista Africano do Ano, CNN, é uma iniciativa que foi fundada em 1995 por Edward Boateng (anteriormente Director Regional para África da Turner Broadcasting System Inc., a companhia mãe da CNN) e o falecido Mohamed Amin, com o intuito de recompensar e encorajar a excelência em jornalismo por todo o continente África. 

Nota aos Editores: Critério da Competição

A competição Jornalista Africano do ano 2006, CNN, está aberta a jornalistas profissionais Africanos (incluindo os independentes), a trabalharem no continente Africano para organizações mediáticas que sejam (i) de propriedade Africana e (ii) tenham sede no continente Africano e (iii) distribuam em África uma publicação de imprensa e/ou transmitam o seu trabalho por meio electrónico essencialmente voltado para e recebido pelas audiências em África.

As participações foram publicadas ou transmitidas em 2005 para os seguintes prémios: Prémio do Turismo Sul Africano; Televisão - Noticiário Geral - Boletim de Notícias; Notícias Gerais Televisão - Trabalho Especial/Actualidade; Rádio - Notícias Gerais; Arte e Cultura; MSD Saúde e Questões Médicas; Prémio Fundação Henry J. Kaiser Family para jornalismo sobre HIV/Sida;  Desporto; Meio Ambiente; Economia e Negócios; Jornalismo de Imprensa MKO Abiola; Fotografia, Mohamed Amin; África Imprensa Livre; Notícias Gerais, Francófono - Notícias Gerais em Língua Portuguesa, Imprensa, e Televisão e/ou Rádio - Imprensa/ Fotografia/Rádio e TV

cnn.com/world/Africa/africanawards

Para mais detalhes, contacte por favor:

CNN International:+44 207 693 0968 justine.bower@turner.com

MultiChoice Africa: Caroline Creasy + 27 11 289 3081 ccreasy@multichoice.co.za

MultiChoice South Africa: Marilyn Watson +27 11 289 3062 mwatson@multichoice.co.za

 

CNN U.S.
CNN TV E-mail Services CNN Mobile CNNAvantGo Ad Info About Us Preferences
Search
© 2007 Cable News Network LP, LLLP.
A Time Warner Company. All Rights Reserved.
Terms under which this service is provided to you.
Read our privacy guidelines. Contact us. Site Map.
Offsite Icon External sites open in new window; not endorsed by CNN.com
Pipeline Icon Pay service with live and archived video. Learn more
Radio News Icon Download audio news  |  RSS Feed Add RSS headlines