U.S. Edition
Search
CNN.com Home Page -
CNN MULTICHOICE AFRICAN JOURNALIST AWARDS 2009
HOME
INTRODUCTION
COLLECTION POINTS
CATEGORIES
RULES OF ENTRY
PRIZES

FREE PRESS AFRICA NOMINATION FORM

ENGLISH ENTRY FORM
FRENCH ENTRY FORM
PORTUGUESE ENTRY FORM

PRESS RELEASES
1995 - 2008 Finalists and Winners


ANUNCIADOS OS FINALISTAS PARA O PRÉMIO CNN MULTICHOICE JORNALISTA AFRICANO 2007

Os finalistas do prestigioso concurso Jornalista Africano 2007 CNN MultiChoice foram anunciados hoje por Joel Kibazo, Presidente do painel independente de Júri. O concurso, que este ano realiza a sua décima segunda edição, acolheu um número recorde de concorrentes através do continente Africano.

O concurso, que se realiza em associação com a South African Airways e em colaboração com a fundação Henry J. Kaiser Family para o jornalismo sobre o HIV/Sida, tem o patrocínio de várias proeminentes empresas Africanas e recebeu 1670 participações de 40 países espalhados pelo continente, incluindo a África de Expressão Francesa e Portuguesa.

Os 26 finalistas, de doze nações diferentes, são os seguintes:

  • Toyin Akinosho, Africa Oil + Gas Report, Nigéria
  • Nicola de Chaud, Backyard Productions para a Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Mary Corrigall, The Sunday Independent, África do Sul
  • Irène Ndzana Fouda, Cameroon Radio Télévision, Camarões
  • Albert Gachiri, Nation TV, Quénia
  • Adri Kotzé, A² Media Productions para a Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Anna-Maria Lombard, A² Media Productions para a Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Diana Lucas, Diana Lucas Productions para a Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Esther Mbondo, Medeva, Media Development in Africa para a Kenyan Broadcasting Corporation, Quénia
  • Charity Mutinta Mboozi, Catholic Media Services TV Studios para a Zambia National Broadcasting Corporation, Zâmbia
  • Selma Mhaoud, 2M TV, Marrocos
  • Tsvangirayi Mukwazhi, Freelance, www.thezimbabwetimes.com, Zimbabwe
  • Richard M. Kavuma, The Weekly Observer, Uganda
  • Wamunyima Muwana, Zambia News and Information Services, Zambia National Broadcasting Corporation, Zâmbia
  • Steve Mwei, Nation TV, Quénia
  • Kaizer Ngwenya, DRUM, África do Sul…/segue
  • Justus Nwakanma, Sunday Champion, Nigéria
  • Boni Odinga, Kenyan Television Network, Quénia
  • Jessica Pitchford, Special Assignment, SABC, África do Sul
  • Reginald Richardson, Botswana Television, Botswana
  • Musa Saidykhan, The Independent, Gâmbia
  • Odette Schwegler, Backyard Productions para a Carte Blanche, M-Net, África do Sul
  • Arão Valoi, Meianoite, Moçambique,
  • Mandy Wiener, Talk Radio 702, África do Sul
  • James Wokabi, The Sunday Standard, Quénia
  • Alain Zongo, L'Observateur Paalga, Burkina Faso

Os vencedores do concurso serão anunciados numa cerimónia de gala para a entrega dos prémios, que realizará-se no Centro de Congressos Internacionais (International Convention Centre) na Cidade do Cabo, África do Sul, no sábado dia 21 de Julho.

Os apresentadores na noite de gala serão Nothemba Madumo, jornalista experiente nas médias sul-africanas, e Jeff Koinange, correspondente em África para a CNN.

Ao anunciar os finalistas, Joel Kibazo afirmou: "Estes prémios dão destaque à imensidão de talento que temos no continente Africano. O grande objectivo deste concurso é de apoiar bons trabalhos de jornalismo e boas reportagens sobre assuntos Africanos Este ano estamos muito satisfeitos de ter recebido ainda mais inscrições do continente todo, um indício de quanto o concurso continua a crescer."

O painel independente de júri é presidido por Joel Kibazo, Jornalista e Consultor de Média, e inclui o Azubuike Ishiekwene, Director Administrativo de Punch Nigeria Limited, o correspondente da CNN em África Jeff Koinange, Arlindo Lopes, Secretário Geral designado da SABA - Southern African Broadcasting Association, Lizeka Mda, Coordenadora Geral de City Press na África do Sul, Sophie Ly Sow, Directora Regional Oxfam America, e Anna Umbima, jornalista e radialista. Filipe Correia de Sá, Produtor Sénior no World Service da BBC, foi incluido no grupo a fim de assistir no julgamento de trabalhos da categoria de língua Portuguesa.

O concurso realiza-se em parceria com a MultiChoice, em associação com a South African Airways e em colaboração com a fundação Henry J. Kaiser Family para reportagem sobre HIV/Sida. Outros prestigiosos patrocinadores incluem a Celtel (Operadora de Telemóveis), Coca-Cola África, a Ecobank, IPP Media, Merck, Sharp & Dohme (MSD), Safebond Africa Limited (SAL), a Table Bay Hotel / uma estância do grupo Sun International, Global Media Alliance e Camerapix.

Como novo patrocinador este ano da categoria Prémio MIH Imprensa - "Melhor reportagem numa Publicação Periódica" temos MIH Print, o impressor internacional da Naspers, empresa mediática multinacional.

Khaya Nggula, Director Geral da South African Airways (SAA) disse: "É uma honra para a South African Airways de fazer parte deste evento que reconhece e valoriza o trabalho feito por jornalistas Africanos a fim de destacar a Africa no mundo. Ao terem ajudado desta maneira a pôr o continente e os povos Africanos na ribalta, permitem aos outros de melhor perceber e reconhecer os sucessos e a potencial que têm. Elogiamos estes jornalistas.

Acrescentou: "Neste nosso décimo ano de apoio ao Prémio CNN MultiChoice Jornalista Africano do Ano, queremos encorajar os representantes mediáticos a continuar a enriquecer e a informar, através de reportagens responsáveis e produzidos com um alto nível moral. Também temos o grande prazer de mais uma vez apresentar o prémio da SAA a uma pessoa que distinguiu-se na cobertura de assuntos de turismo."

Sobre o Prémio:
O Prémio Jornalista Africano do Ano CNN, é uma iniciativa que foi fundada em 1995 por Edward Boateng (anteriormente Director Regional para África da Turner Broadcasting System Inc., a companhia mãe da CNN) e o falecido Mohamed Amin, com o intuito de recompensar e encorajar a excelência em jornalismo por todo o continente África.

Nota aos Editores: Critério do Concurso
O Concurso CNN MultiChoice Jornalista Africano 2007 está aberto a jornalistas profissionais Africanos (incluindo os independentes), a trabalharem no continente Africano para organizações mediáticas que sejam (i) de propriedade Africana e (ii) tenham sede no continente Africano e (iii) distribuam em África uma publicação de imprensa e/ou transmitam o seu trabalho por meio electrónico essencialmente voltado para e recebido pelas audiências em África.

As participações foram publicadas ou transmitidas em 2006 para os seguintes prémios: Prémio do Turismo Sul Africano; Arte e Cultura; Economia e Negócios; Meio Ambiente; Prémio Imprensa Africana Livre; MSD Saúde e Questões Médicas; Prémio Fundação Henry J. Kaiser Family para jornalismo sobre HIV/Sida; Prémio MIH Imprensa - Melhor Reportagem numa Publicação Periódica; Prémio de fotografia Mohamed Amin; Jornalismo de Imprensa MKO Abiola; Rádio - Notícias Gerais; Desporto; Notícias Gerais Televisão - Trabalho Especial/Actualidade;Televisão - Noticiário Geral - Boletim de Notícias;,Notícias Gerais em Língua Francesa - Imprensa e Televisão e/ou Rádio; e Notícias Gerais em Língua Portuguesa - Imprensa/Fotografia/Rádio e TV

cnn.com/world/Africa/africanawards

Dia 15 de Maio, 2007

Para mais detalhes, por favor contacte:

CNN International: +44 207 693 0967 joel.brown@turner.com

MultiChoice Africa: Caroline Creasy + 27 11 289 3081 ccreasy@multichoice.co.za

MultiChoice South Africa: Marilyn Watson +27 11 289 3062 mwatson@multichoice.co.za

CNN U.S.
CNN TV E-mail Services CNN Mobile CNNAvantGo Ad Info About Us Preferences
Search
© 2007 Cable News Network LP, LLLP.
A Time Warner Company. All Rights Reserved.
Terms under which this service is provided to you.
Read our privacy guidelines. Contact us. Site Map.
Offsite Icon External sites open in new window; not endorsed by CNN.com
Pipeline Icon Pay service with live and archived video. Learn more
Radio News Icon Download audio news  |  RSS Feed Add RSS headlines